domingo, 2 de maio de 2010

Rio de Janeiro, uma cidade maravilhosa

Situada no sudeste brasileiro, o Rio de Janeiro é a cidade mais conhecida no exterior, sendo o principal destino turístico na América Latina. O estado recebeu em 2008 aproximadamente cinco milhões de visitantes estrangeiros. Conhecido pelos belíssimos cartões-postais, a Cidade Maravilhosa foi visitada recentemente por grandes astros e estrelas internacionais, como Hugh Jackman, Madonna, Paris Hilton, Gerard Butler e Alicia Keys. Grandes turnês internacionais tiveram o estado como palco de seus shows, como Beyoncé, Coldplay, Guns N’ Roses, B. B. King e Joss Stone, a musa do jazz.


Conhecendo a história

A região que ocupa atualmente a cidade carioca foi descoberta no dia 1º de janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos. Ele acreditou ter chegado à desembocadura de um grande rio, e assim, batizou a baía com o nome de Rio de Janeiro.

Devido à posição estratégica da cidade na Baía de Guanabara, desenvolveu-se ali uma zona portuária e comercial (madeira, pesca e cana-de-açúcar), desta forma, a população também aumentou. Mas a cidade do Rio de Janeiro só conheceu seu maior esplendor entre 1920 e 1950, quando pessoas do mundo inteiro vinham atraídas pela sua imagem romântica, seus cassinos e belezas naturais.


Cartões-postais

Mas os diversos ícones culturais e paisagísticos, possuem além da beleza, um significado e história singulares. Iremos através deste blog, informar aos cariocas e todos aqueles que amam esta cidade sobre a funcionalidade arquitetônica de cada monumento construído.

O Cristo Redentor, por exemplo, foi proclamado a terceira das Novas Sete Maravilhas do Mundo. A estátua, a 709 m do nível do mar, oferece uma das mais belas vistas dos morros e baías do Rio de Janeiro. O monumento religioso foi inaugurado em 1931, após cinco anos de obras.

Além deste ponto turístico, outros locais da cidade terão suas histórias contadas aqui neste blog. Você que ama o Rio, que tal passear conosco nesta belíssima viagem cultural?

Nenhum comentário:

Postar um comentário